PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Removendo maquiagem!!!

14 outubro, 2007

Para quem não vive sem maquiagem, vale a pena ver estas dicas.

Bom domingo!!!

Especialistas dão dicas para tirar a maquiagem dos olhos sem causar irritação nem o famoso "efeito panda" no dia seguinte

olho da rua

por Adriana Küchler

Se você não fez o trabalho direitinho na noite anterior, na manhã seguinte, o espelho, espelho meu não vai esconder a verdade. Lá estará o "efeito panda": os olhos pretos, borrados, cheios de restos de maquiagem a denunciar a preguiça, o desleixo ou a falta de conhecimento sobre como tirar o "make" dos olhos. Para piorar, as tendências de maquiagem pedem cada vez mais camadas de rímel e o delineador, de mero coadjuvante, volta como acabamento essencial no clássico risco estilo gatinho, no canto dos olhos. Por fim, os produtos estão muito mais resistentes, dificultando o trabalho do algodão.

"Os cosméticos para os olhos evoluíram muito nos últimos anos, principalmente em relação ao tempo de permanência. Mas, quanto mais à prova d'água eles forem, mais difícil será retirá-los", explica a dermatologista Ligia Kogos.

Para evitar o esfrega-esfrega enquanto tenta se livrar do pacote rímel-sombra-delineador-lápis, a primeira dica da dermatologista, principalmente para quem usa rímel à prova d'água, é usar sempre um demaquilante específico para a área dos olhos, que tem a pele mais delicada do que a do resto do rosto. Ela indica os produtos demaquilantes com silicone, que facilita o desprendimento da maquiagem sem agredir os olhos. O silicone está na fórmula da maioria dos produtos bifásicos indicados por outros especialistas e recomendados para maquiagens mais "pesadas".

Se não há um consenso sobre qual é o demaquilante ideal, o maquiador Saulo Fonseca aconselha escolher o produto de acordo com o tipo de pele. "O gel é melhor para peles mais oleosas. Para as secas, a fórmula pode ser mais oleosa."

Na hora de aplicar o produto, Saulo revela o segredo que usa nas modelos: separa disquinhos de algodão pela metade. Assim, ficam mais finos e agridem menos os olhos. Os discos e quadrados também são os preferidos de Ligia, já que não soltam fiapos.

Segundo o oftalmologista Leôncio Queiroz Neto, para quem o uso incorreto de cosméticos atinge 15% das brasileiras e pode causar sérios danos aos olhos, quem tem mais sensibilidade na região deve usar cotonete, que é delicado e não deixa exagerar na quantidade de produto.

Cuidado extra deve ter também quem usa lentes de contato, pois o demaquilante pode causar danos tanto à lente quanto ao olho. "O ideal é colocar as lentes antes de se maquiar e tirá-las antes de se demaquilar", explica o oftalmologista.

A dermatologista Érika Sakata Suzuki, da clínica Adriana Vilarinho, recomenda o uso de produtos com substâncias hipoalergênicas (com menos chances de causar alergias) e diz que alguns demaquilantes não precisam ser retirados após o uso. "Mas, para as soluções bifásicas (parte oleosa, parte aquosa), aconselho lavar após o procedimento." Se mesmo assim o olho ficar irritado, a médica diz que o ideal é parar de usar o produto e procurar um especialista.

Tirar a maquiagem antes de dormir deve ser uma "regra moral" de toda mulher, decreta Ligia Kogos. Mas, e quando o cansaço vence ou o vinho pega de jeito, e você se esquece? "Se isso acontecer, o ideal ao acordar é lavar bem a pele, tonificar, limpar etc.", afirma o maquiador Théo Carias, do salão SELF make&hair. Questão de educação: depois do erro, pede-se desculpas à pele.

7 mandamentos da boa "demaquilagem"

1 Use maquiagens antialérgicas

2 Quando os cílios estão endurecidos por várias camadas de rímel, passe um pouco de demaquilante na mão e faça uma leve massagem nos cílios com os dedos. Esse primeiro passo evita o atrito dos cílios com a pele

3 Não lave o rosto antes de passar o demaquilante: a água atrapalha a ação do produto

4 Se quiser ter menos trabalho na hora de tirar, passe só uma camada de rímel

5 Ao remover a maquiagem, faça o movimento sempre na direção do nariz (de fora para dentro). O procedimento no sentido oposto pode desprender a pálpebra inferior do globo ocular, facilitando a entrada de impurezas

6 Se esqueceu o demaquilante na viagem, use condicionador, creme leave-in ou até silicone de cabelo. Em caso de emergência, são as melhores opções

7 Fique atenta ao prazo de validade da maquiagem e não empreste seus produtos. Maquiagem vencida ou compartida pode causar infecções e alergias

Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/revista/rf1410200705.htm

1 comentários:

anokas disse...

oii, tenho andado desaparecida.. =S mas passei aqui pa deixar um beijinho e dizer que ja saiu a revista e ja meti fotos no meu blog se quizeres ver! =) beijinhos.