PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Você assistiu ao show da MONGA - A mulher macaco??? Ela está de volta!!!

04 novembro, 2007

Eu assisti algumas vezes (este aí do Playcenter), e por mais que meu pai sempre falasse que era um truque com jogo de espelhos, eu morria de medo e sempre saía correndo, gritando e rindo muito com as amigas, da nossa bobeira, talvez... pois aquilo não tinha nada de bonito, muito menos de engraçado. Mas o pior... eu sempre voltava!!! Vai entender... rsrsrs

E hoje na Revista da Folha de S. Paulo, tem uma reportagem sobre a Monga.

Eu não imaginava que esse show pudesse ter um fundinho de verdade, mesmo que em uma lenda... você sabia disso?


6 coisas que você não sabia... sobre Monga, a mulher-macaco

por Marianne Piemonte

1 - Diz a lenda que a atração da mulher-macaco surgiu de uma história real. Júlia Pastrana era uma mexicana descendente de índios que tinha hipertricose, doença que faz crescer pêlos por todo o corpo. Tamanha era a formosura da criatura que ela teria sido vendida pela própria mãe para Theodore Lent, produtor de um "freak show" itinerante. Júlia teria se casado com ele em 1850 e passou a se apresentar no teatro do marido, cantando e dançando.

2 - Júlia era conhecida como "a mulher barbuda e cabeluda". Não bastasse o apelido, ela tinha a mandíbula projetada para a frente. Muitos a descreviam como uma criatura horrenda em aparência, mas de gestos muito suaves e de modos graciosos.

3 - Em 1860, Júlia e Theodore tiveram um filho com a mesma doença. O rebento viveu apenas 35 horas e ela morreu dias depois, devido a complicações do parto. Conta-se que o marido capitalizou a própria desgraça. Vendeu os dois cadáveres para o professor Sukolov, da Universidade de Moscou, que os embalsamou. Os dois corpos mumificados foram explorados durante 110 anos.

4 - Acredita-se que Theodore ganhou dinheiro exibindo as múmias de Júlia e do bebê numa cabine de vidro. Em 1880, ele morreu louco e na miséria.

5 - Com a morte de Júlia, o "show da Monga" tornou-se uma atração popular, reproduzida com truque de espelhos, técnica de ilusionismo utilizada no século 19.

6 - Em São Paulo, a monga mais famosa era a do Playcenter, que se apresentou de 1985 a 1990, para um público estimado de 3 milhões de pessoas. No período, sete atrizes interpretaram a mulher-macaco. A atração está de volta ao parque, mas com modificações. Antes, a monga era uma gostosona de biquíni; a atual tem ar científico-cultural, pois é contada a verdadeira história de Júlia Pastrana, de acordo com o Playcenter. Aos marmanjos de plantão: a peluda não usa mais biquíni.


8 comentários:

Si Alem disse...

Putz eu nunca vi esse show da Monga, nem sabia dessa história.
Tá vendo, Blog da Dri tb é cultura.

Angela disse...

aff, eu tb morria de medo!!!!! e qdo eu aprontava, meu pai dizia q ia me prender na jaula com a monga!!!!hahahahahaha

kaká disse...

Eu nunca vi, pelo menos nao me lembro!!!!

Anônimo disse...

Eu tinha tanto medo, que antes dela se transformar eu saia correndo e quase chorando rsrsr detalhe eu tinha 8 ou 9 anos rsrsrs

Sheila disse...

Aff Dri só você pra descobrir isso... eu corri tanto da Monga que é por isso que sou um ser cansado!! entendi tuuuudo.. ahhahahhaha

Georgia Visacri disse...

é com muita vergonha que vos digo: eu nunca fui no show da Monga, affffff...
É que eu sempre fui tão covarde que tinha medo até da Montanha Encantada. Hahahahahaha!!!!!!
Adorei saber mais sobre ela!
bjussssss

Unknown disse...

Oi!
Achei esse blog quando fui pesquisar sobre a monga do Playcenter,sou filha da monga rs, minha mãe foi uma das primeiras mongas,o trailer da monga do playcenter era do meu pi e do meu tio, o nome da minha mãe é Rute e ela me contou que a avó Mariazinha mãe da Noely que por sua vez é a mãe da Sandy,filha do chitãozinho...rs, tbm trabalhava como monga lá, minha mãe disse que chegou a dar entrevistas para o fantástico na época, mas não consigo achar de jeito nenhum, se alguem souber me avise por favor.
Bjosss

Anônimo disse...

Juliana

Gostaria de conversar com você sobre a Monga. Estou pesquisando e tenho algumas informações.

Como faço pra te escrever? Por favor, se puder mande um e-mail xara.pova@yahoo.com.br

Como o seu perfil de usuário não está cadastrado no Blogger não sei como falar com você.

Abs,
Beatriz