PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

O BOLO DE ROLO AGORA É PATRIMÔNIO CULTURAL E IMATERIAL DE PERNAMBUCO

01 julho, 2008

Ele já era famoso e desejado pelos turistas que viajam para Pernambuco. Agora é também patrimônio, depois que foi sancionada pelo Governador Eduardo Campos, a Lei 13.436, de 18/04/08

Você já conhece o Bolo de Rolo?
Não???? Não imagina o que está perdendo!

Parece um rocambole, mas com a massa extremamente fina! Uma delícia!!!

E a origem dele, você sabe?

Quando as damas de Portugal chegaram ao Brasil, mesmo que tenham trazido seus utensílios de cozinha, faltaram os ingredientes que estavam acostumadas a usar em seus tradicionais doces, como, pêra, marmelo, amêndoas, pinhões, cravo, canela e gengibre. Então o jeito foi substiruir por caju, goiaba, banana, abacaxi, castanha de caju, amendoim, milho, coco, mandioca.

E de uma adaptação de um doce típico Português chamado Colcha de Noiva, nasceu o Bolo de Rolo.

Quer uma receitinha desta maravilha?


"Recheio:
A goiabada de uma lata deve ser cortada em cubos, que vão para a batedeira com meio copo d'água. Bata até a mistura ficar cremosa. Depois, cozinhe até ferver.Despeje um cálice de vinho do porto pra dar um gostinho especial. Separe e deixe esfriar.

Agora a massa:
Ingredientes:
250 gramas de açúcar.
250 gramas de manteiga.
250 gramas de farinha de trigo.
5 ovos.

Preparo:
Bata bem a manteiga e o açúcar. Acrescente, um a um, os 5 ovos. Por último a farinha de trigo. Prepare a forma de alumínio, que deve ser untada com manteiga e um pouco de farinha de trigo. Espalhe a massa bem fininha, de preferência com um pincel. A massa vai para o forno pré-aquecido. Como é muito fina, assa rápido, 3 minutos no máximo. Vire o bolo num pano de prato, coberto com açúcar. Espalhe a goiabada derretida e comece a enrolar ainda quente. O bolo deve ser servido frio."


Agora, se você não quer ter trabalho, e passar pelo aeroporto de Recife, pode comprá-lo prontinho e em vários sabores em um Quiosque. Mais uma maneira de deixar o doce mais famoso ainda!

Parabéns Pernambuco, pelo reconhecimento!

Para ler mais: Aqui

Receita: Fonte




7 comentários:

IVY disse...

Oiiii Driii...vc recebeu meu email com o top 10???...qdo vc pode me mandar???...bjsss

Mania de Tati disse...

Oie!!! Nunca tinha ouvido falar deste bolo, parece bem gostoso mesmo!!! Como sempre seu blog trazendo tudo do bom e melhor! Parabéns e bjokas!

Mania de Tati disse...

Oie!!! Nunca tinha ouvido falar deste bolo, parece bem gostoso mesmo!!! Como sempre seu blog trazendo tudo do bom e melhor! Parabéns e bjokas!

patricia disse...

Ai que delícia!
Bjs

Si Alem disse...

Eu amo bolo de rolo.
Dri, ganhei hoje da Liège um bolo de rolo, ela me trouxe de Porto de galinhas.
Um beijo

patrícia. disse...

Sou de SC, mas tenho um irmão que mora em Recife... então já tive oportunidade de comer.
Bolo de rolo é tudo de bom, e esse da foto é original mesmo com a massa finíssima.
Dri Santos também é cultura!
Parabéns pelo seu blog, sempre múltiplo e atualizado.
Um abraço, Patrícia.

Rodrigo Kami disse...

Sou de Recife e sei como é gostoso e delicioso um Bolo de Rolo bem feito. Caso algum de vcs cheguem a visitar o Recife, peçam para visitar a Casa dos Frios (uma delicatess meio cara, só que vale a pena) e comprem o bolo de rolo de lá. Disparado o melhor da cidade, a mulher que prepara esse bolo de rolo está a mais de 20 anos nesse estabelecimento (até onde eu saiba). Falei com uma amiga, e ela disse que apesar de parecer simples o preparo, ele é extremamente dificil de se fazer. Se a massa fica grossa, ele abre. E se for muito fino, ele quebra. É preciso prática para chegar a perfeição.

Eita que deu até uma fome agora. Mãinhaaaaaaaaaaaa, traz um pedaço de bolo de rolo pra mim!!!
Fuiz!