PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Curiosidades de Natal 4 - A Missa do Galo

29 novembro, 2007

Na minha infância, Natal era na casa dos meus avós maternos. E uma lembrança era a TV ligada para ver a Missa do Galo. Todo mundo comemorando e minha vó na sala assistindo.

É engraçado que até hoje também faço de tudo pra deixar a TV ligada na missa.... embora não me lembre de nunca ter assistido a uma Missa do Galo inteira sequer .





A Missa do Galo

É com o nome de Missa do Galo que se conhece a missa celebrada na noite de Natal. Sua denominação provém de uma fábula que afirma que foi esse animal o primeiro a presenciar o nascimento de Jesus, ficando encarregado de anunciá-lo ao mundo. Até o começo do século 20 era costume que a meia-noite fosse anunciada dentro do templo por um canto de galo, real ou simulado.

Essa missa apareceu no século 5 e, a partir da Idade Média, transformou-se em uma celebração jubilosa longe do caráter solene com que hoje a conhecemos. Até princípios do século 20, perdurou o costume de reservar aos pastores congregados ali o privilégio de serem os primeiros a adorarem o Menino Jesus. Durante a adoração, as mulheres depositavam doces caseiros, que logo trocavam por pão bento ou Pão de Natal.

Era também costume reservar um pedaço deste pão como amuleto, ao qual só se podia recorrer em caso de doença grave. Outra tradição que perdurou é a de estreiar nessa noite uma peça de roupa com a qual se afastava o demônio.

Em algumas regiões, esta missa se celebra durante as primeiras horas do dia. Na maioria dos países da América de língua espanhola é tradição que toda a família acuda a ela unida e para os panamenhos é o momento mais importante das festas.

FONTE

1 comentários:

Lucila disse...

Dri! Seu blog é demais! Agora ainda com vultura natalina...Tá de arrasar! Hehehehehe...
Lembrei de quando era pequena! Sempre íamos à Missa do Galo! Uma vez eu e minha irma nos vestimos de anjinhos e fomos cantar na frente do altar!
Minha mae chora até hoje só de lembrar! Que delícia!
Beijos