PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Curiosidades de Natal 5 - Panetone

30 novembro, 2007

Eu detesto Panetone.
Sério!
Me dá enjoo só o cheiro dele.

Mas minha amiga Lu faz um panetone salgado que hummmmm... com provolone e outros frios.... ai ai...

Eu não resisto!!!


O Panetone

O bolo recheado de frutas secas e uvas secas é uma tradição do Natal italiano e surgiu em Milão, mas há três versões diferentes para explicar sua origem.

A primeira versão é que o produto nasceu no ano 900, inventado por um padeiro chamado Tone. Por isso, o bolo teria ficado conhecido como pane-di-Tone. A segunda versão da história diz que o mestre-cuca Gian Galeazzo Visconti, primeiro duque de Milão, preparou o produto para uma festa em 1395. E a última versão conta que um certo Ughetto resolveu se empregar numa padaria para poder ficar pertinho da sua amada Adalgisa, filha do dono. Ali ele teria inventado o panetone, entre 1300 e 1400. Feliz com a novidade, o padeiro permitiu que Ughetto se casasse com Adalgisa.

No Brasil, a tradição começou a se expandir depois da Segunda Guerra Mundial, quando imigrantes italianos resolveram fazer o mesmo panetone consumido por eles na Itália na época de Natal.


FONTE

4 comentários:

Anônimo disse...

Ai Dri ainda bem que ler não engorda...porque aqui no seu blog hummmmmmmmm hora é Rabanada que fiquei com agua na boca rssr e agora essa de panetone com queijo provolone rsrsRimou ahahaha
BEijosss SAUDadesssssssssss mil

Angela disse...

como assim odeia panetone???? é q vc esqueceu de colocar catchup, hahahahahahha................

Angela disse...

como assim odeia panetone???? é q vc esqueceu de colocar catchup, hahahahahahha................

Bia disse...

Eu tb odeio panetone.....
Que bom,encontrei alguém que também não gosta.
Quando eu falo que não gosto as pessoas me olham com uma cara.
Chocotone eu como.Mas não faço muita questão.
Bjs Bia