PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

VISTA-SE! PRINCIPALMENTE SE TEM FILHOS EM IDADE ESCOLAR

27 junho, 2008

O Ministério da Saúde anunciou ontem, a compra de 400 máquinas de camisinhas (preservativo), para serem instaladas nas escolas que serão "piloto" de um projeto chamado Saúde e Prevenção nas Escolas, o SPE.
Pelo que tenho ouvido (em reportagens e debates na CBN por exemplo) e lido (principalmente pela internet), o Ministério está todo feliz pois economizou na licitação cerca de 40%, e colocou os estudantes do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina (Cefet-SC) para fazerem os ajustes necessários para o funcionamento das máquinas.

Porém... ninguém decidiu ainda qual e como será forma de distribuição das camisinhas para os estudantes "beneficiados" pelo projeto.Existem muitas dúvidas do tipo:Quem controlará o uso do equipamento? Será nomeado um coordenador em cada escola? Mas este coordenador receberá algum treinamento especídico?

E ainda há outra preocupação, pois a idéia inicial é que o aluno para retirar a camisinha digite sua matrícula e/ou uma senha, o que facilitaria o controle. Mas por outro lado, isso não retrairia um pouco os usuários? Não poderia causar aquela sensação de "falta de liberdade" que adolescente tanto abomina?

Mas... controlar a quantidade que cada aluno retirará da máquina também não seria algo antagonico ao propósito do projeto? Quanto mais o jovem praticar o chamado sexo seguro não será melhor para sua saúde?

E os pais, o que acham disso?

Segundo o Governo:

"Levantamento realizado pelo Ministério da Saúde em 135 escolas públicas de 33 municípios do país, com jovens de 13 a 24 anos, representando 102 mil alunos, identificou que 89,5% dos estudantes ouvidos consideram a disponibilização de preservativos nas escolas como sendo uma "idéia legal". O Ministério informa ainda que 65% dos pais ouvidos também aprovaram a iniciativa."

Na MINHA humilde opinião, se o Governo quisesse mesmo proteger os jovens, deveria fazer algo muito além do que espalhar preservativos por aí. Algo como aumentar o número de médicos ginecologistas nas unidades de saúde, aí sim fazer um campanha junto aos pais, e agendarem consultas para as meninas e porque não para os meninos também? Nestas consultas toda e qualquer dúvida seria sanada. Aí sim o recebimento de preservativo seria melhor aproveitado.

Será que é pedir demais?

Eu realmente não saberia que atitude tomar se tivesse um filho na adolescência agora, pois creio que este assunto é bem delicado, e só mesmo com muita conversa com a família para uma atitude mal programada dessas do Governo não acabar se tornando uma bomba, na já conturbada cabecinha de nossos jovens.

Em resumo: Adianta prevenção sem orientação???

Será que esta prevenção do jeito que está sendo proposta não dará a sensação de que agora pode tudo?

Portanto... se tem filhos, VISTA-SE você também, e PREPARE-SE, para as dúvidas que poderão surgir.Para ler mais AQUI

E só para complementar, ensinem seus filhos a não acharem que só com estas camisinhas estarão seguros. O que muita gente não sabe, é que a maioria das compras em entidades públicas obedece um critério do "primeiro menor preço", ou seja.... o menor preço, nem sempre é o de melhor qualidade!!!

0 comentários: