PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

BLOGLINES - UM JEITO RÁPIDO DE SABER QUEM ESTÁ ATUALIZADO

09 junho, 2008

Como havia prometido, para quem usava o Blogarithm, e não se adaptou com o RSSFW, ou simplesmente para quem quer testar este tipo de serviço, preparei um tutorial com uma alternativa a mais, para você ficar sempre atualizado com os blogs e sites que mais gosta de visitar.

Em primeiro lugar, deixo bem claro aqui que não domino tantos os conhecimentos técnicos para um tutorial desta natureza, então minha forma de explicar é a mais popular possível, sou péssima com os termos técnicos! Então se alguém quiser complementar com alguma informação, é só avisar que posto aqui também, certo?

Depois de testar alguns serviços do gênero, cheguei a conclusão que o mais rápido e fácil de utilização mesmo é o BLOGLINES

Como funciona?
Resumindo...
É um lugar onde você cadastra os links de sites e blogs que você gosta de visitar, e quando quiser saber quem atualizou algo, é só acessar o bloglines com sua senha. Muito prático, pois fica tudo bem visível, e você não depende de e-mails que nem sempre chegam certinho, como em muitos serviços que testei. Sem contar na economia enorme de tempo. Imagina no meu caso que acompanho mais de 100 sites e blogs? Assim só visito quem atualizou (ufaaaa).

Gostou?
Então cadastre o seu também:

Primeiro passo: CADASTRANDO-SE

1 - Acesse http://www.bloglines.com/ e clique em "Sign up now"


2 - Complete com seus dados (apenas e-mail e senha). O "Time Zone" do Brasil - São Paulo é -0300. Clique em "Register"


3 - Aparecerá uma tela assim. Veja que aparece uma informação para verificar o e-mail cadastrado, para validação. (Vá no seu e-mail e clique no link)

Após a validação já pode começar a usar. Se vasculhar, verá que tem muitos serviços neste site. Estou usando o serviço de FEED, que é o que interssa no momento, então...

Segundo passo: CADASTRANDO LINKS

4 - Com o link do e-mail ativado, entrará em uma tela com na figura abaixo. Clique em "Feed"


5 - Na tela seguinte, clique em "Add"


6 - Na tela que abrirá, preencha com o link (do site que quer saber sobre atualizações), e clique em "Subscribe". (utilizei como modelo "este blog que vos fala")


7 - Selecione o Feed do site. Isso depende do site, a maioria tem 3, mas podem aparecer 1 ou várias opções. Selecione uma apenas... qualquer uma. Se testar, observará que todos os links levam para o mesmo lugar, então acredito que sejam apenas opções mesmo.


8 - Desca a tela pela barra de rolagem à direita, e clique em "Subscribe".


9 - Veja que o link já aparece no lado esquerdo da tela, com as últimas 10 atualizações.


Agora é só cadastrar quantos links quiser. Basta repetir os ítens 5 a 8.

Terceiro passo: CONSULTANDO SEUS LINKS
10 - Ao clicar no link, veja que ao lado direito aparece o conteúdo do link, e no esquerdo automaticamente o número de atualizações foi zerado.

Pronto!
Agora toda vez que quiser saber quem atualizou, é só entrar no Bloglines, fazer o Login e obervar os linkls que estarão em negrito e com a quantidade de atualizações. E o melhor de tudo, a atualização é automática.


OBSERVAÇÕES:
Se ao tentar cadastrar um link aparecer a mensagem "No feeds were found. Please verify that the website publishes an RSS feed. " (figura abaixo)


Aí não tem jeito! É um problema no site ou blog que está tentando cadastrar. O Feed não deve estar habilitado. Enquanto o proprietário não acertar isso, infelizmente você não conseguirá cadastrá-lo.

E para que seu blog não cause este problema, e seja encontrado por quem queira cadastrá-lo, lembre-se de habilitar o feed. Para fazer isso NO BLOGGER:

11 - Entre na configuração do seu blog
12 - Clique em "Site feed"
13 - Habilite o feed com "Completa"

(Se estiver no modo Avançado, habilitar as 3 opções com "completa" também.)

Bom... até agora estou gostando do serviço. Está funcionando direitinho. O chato é ter que cadastrar tudo de novo, mas como isso é feito apenas uma vez, no final vale a pena. Só espero que não saia do ar tão cedo!!!

Vasculhe bastante no bloglines. Dá para fazer configurações, do tipo alterar o número máximo de atualizações que podem ser 10, 50, 10... ou por exemplo alterar o nome do link (para um reconhecimento melhor), e muito mais.
Boa semana!

4 comentários:

Angela disse...

vou testar, pq estou detestando esse rss sei lá o q, aff...bj

Angela disse...

ei, dá prá instalar um link nos meus favoritos, e qdo vc estiver com o blog aberto, vai lá, clica no link, e já faz a inscrição! to gostando cada vez mais!

Marta disse...

Hum que legal...até agora to perdida com esse RSSFW...vou ver esse que indicou...valeu pela dica e explicação. bjs

Adliz Jamile disse...

Af.... Acho que também vou mudar, pois como todo mundo, também não gosto do rssfw... Agora é arrumar tempo para cadastrar tuuuuuuuuuuudo novamente, rs!!!!
Beijocas e obrigada pela dicona... só vc mesmo, rs!!!