PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

VIVA SANTO ANTÔNIO!

13 junho, 2008

Hoje é o dia dele!
É considerado o santo casamenteiro, mas sua história é muito bonita:


" SANTO ANTONIO DE PÁDUA

Santo Antônio é doutor da Ireja. Nasceu na cidade de Lisboa, Portugal, em 1195. Seu nome de batismo era Fernando de Bulhões y Taveira de Azevedo. Frade Franciscano, foi contemporâneo de São Francisco de Assis, que o chamava de "o meu bispo". Foi certamente um dos pregadores itinerantes mais afamados do Século XIII. Sua popularidade chegou até o Brasil, via Portugal, através dos franciscanos. Em 1550 foi construída em Olinda a primeira capela a ele dedicada, dando origem ao Convento de Santo Antônio do Carmo.

Santo Antônio foi ordenado sacerdote em 1220, no convento de Santa Cruz de Coimbra, dos Cônegos Regulares de Santo Agostinho. Nesse mesmo ano ingressou na Ordem Franciscana, partindo logo depois para o Marrocos. Acometido por uma enfermidade durante a viagem, viu frustados os seus planos de missionário no meio dos não-crentes.

Antes de se dedicar à pregação, foi cozinheiro e levou vida completamente obscura. Percorreu a Europa inteira, combatendo ardorosamente os erros doutrinais de sua época. Em 1229 partiu para Pádua, para o convento de Arcella. Sua pregação alcançará seu ponto mais alto no ano de 1231. Este também será o ano de sua morte.

É o padroeiro de Portugal. Sua popularidade advém também do fato de ele ser considerado pela tradição como santo casamenteiro.

(retirado do livro Os Santos de Cada Dia - de J. Alves - Edições Paulinas - págs 334 e 335)


"LENDAS
O povo festeja Santo António como o Santo Casamenteiro.
A lenda tem origem na generosidade com que o frade presenteava as jovens sem dote para que se pudessem casar. Daqui resultaram diversas outras lendas.
A mais conhecida reza que uma rapariga, farta de rezar e esperar que o santo ouvisse as suas preces, atirou a sua imagem pela janela fora. A estatueta bateu na cabeça de um rico homem, que logo se apaixonou e casou com ela. A partir deste momento, o Santo Casamenteiro não teve mais descanso a atender os pedidos que lhe são dirigidos.
Santo António é também, talvez devido aos seus dotes de oratória, o advogado das causas perdidas e o que nos ajuda a encontrar objectos perdidos de grande valor. "

Fonte


2 comentários:

Lucila disse...

Ebaaaaaaaaaaaa! É o dia dele! Antonio era o nome do meu avô, é o nome do meu menino...Tenho mais é que agradecer Santo antônio meeeeeeesmo! Afinal, ele me arrumou um maridao: amoroso, honesto, inteligente...e como se ainda nao bastasse: bonito e gostoso...kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk!
Beijos

Mania de Tati disse...

Amiga, curti o video do japinha! Puxa, perdi o sorteio da Alice, drogaaaaa, muito trampo por aqui.... Mega Artesanal, ai... queria tanto ir.... Olha só, eu gostaria que vc colocasse umas fotos da chinelaria.com em um post, vc poderia?? Para ficar conhecida, me avisa tá. Super fim de semana, bjokas!