PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

NOTA FISCAL PAULISTA, VOCÊ ESTÁ PEDINDO A SUA?

08 julho, 2008

A Secretaria da Fazenda de São Paulo, para incentivar e emissão da Nota Fiscal, e assim evitar a sonegação de impostos, criou a Nota Fiscal Paulista.

Muita gente sequer sabe que ela existe e muito menos como funciona, por isso estou postando o que aprendi sobre esta Nota.

Funciona da seguinte maneira:

- Os estabelecimentos comerciais cadastrados na Secretaria da Fazenda de São Paulo (já são mais e 320 mil) ao emitirem a Nota Fiscal da compra que você fez, quando cadastram o seu CNPJ ou CNPJ, de todo o valor do ICMS recolhido, 30% volta para você.

- O crédito poderá, dentro de cinco anos, ser utilizado para reduzir o valor do débito do IPVA, transferido para a conta corrente, poupança, creditado em cartão de crédito, transferido para outra pessoa ou devolvido em prêmios.

- O consumidor pode também se cadastrar no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo, para acompanhar seus créditos.

- Os valores entram no sistema algumas semanas após a compra.

- Caso passe este prazo, se ao consultar os seus créditos ainda não estiverem visíveis, faça a reclamação no site da Secretaria da Fazenda de São Paulo, para que a situação seja regularizada e os estabelecimentos multados, para "aprenderem a cumprir leis".

- Os establecimentos não são obrigados a pedirem seu CPF ou CNPJ, porém, se o consumidor pedir e informar o n° do CPF ou CNPJ, o estabelecimento é obrigado a fazer o cadastro. Então a melhor maneira de você não deixar passar a oportunidade, é sempre ter em mãos o n° do seu CPF e exigir que seja cadastrado na Nota Fiscal de suas compras.

Aliás, o site da Secretaria da Fazenda de São Paulo é bem completo, nele você pode esclarecer todas as dúvidas, acompanhar todas as novidades.

A intenção do governo no fundo, é aumentar a arrecadação de impostos sem onerar mais ainda o bolso do cidadão. Achei esta iniciativa muito boa, pois o consumidor não precisará fazer nada além do que sua obrigação.

Todos sabem que pedir Nota Fiscal deveria ser um ato até natural. Quem sabe com este incentivo não se torne enfim um hábito?

Já pensou ao final de algum tempo o quanto você pode receber de volta?
Pense nisso!

EDITADO EM 08/07/08 às 14:40 HRS.

Andréia comentou:

"Também achei ótima iniciativa, já me cadastrei, lembrando que tbem temos que nos cadastrar no site da prefeitura para receber os créditos da Nota Fiscal Eletrônica e abater no IPTU"

Dani Sasi comentou:

"E já pensou a Fazenda descobrir que vc gasta mto mais do que declara que ganha??? Pense nisso tb!Talvez eu esteja errada, mas em se tratando de governo querendo aumentar receita, fico de orelha bem em pé! "

4 comentários:

Andréa disse...

Também achei ótima iniciativa, já me cadastrei, lembrando que tbem temos que nos cadastrar no site da prefeitura para receber os créditos da Nota Fiscal Eletrônica e abater no IPTU :)

Dani disse...

E já pensou a Fazenda descobrir que vc gasta mto mais do que declara que ganha??? Pense nisso tb!
Talvez eu esteja errada, mas em se tratando de governo querendo aumentar receita, fico de orelha bem em pé!
Bjo Dri

angela disse...

Dri, eu pedia em todos os lugares, mas depois vi algumas reportagens q parei , pq na verdade a maioria das coisas q a gente compra e usa, não dão direito à devolução dos valores, e mesmo qdo dão, são centavos.Na verdade o q o governo quer é nos usar como fiscais, já que a qtde de fiscais q eles tem é insuficiente. Sabia q serviços não dão direito à devolução? Ou seja, qq tipo de restaurante, lanchonete, farmácia, é tudo considerado serviço. Pode ver q no Mac as meninas ofereciam a nf com cpf, e até pararam de oferecer, já que é à toa mesmo. Eu particularmente acho q é mais uma forma do governo fiscalizar mesmo os nossos gastos, já não basta rastrear as contas, cartões de crédito e tudo mais. AFf, tô revoltada hj né, rsrs...bj

Dani disse...

Olá Dri...gostei muito do seu blog.
Fiz um prá mim, mas gostaria que você me desse algumas dicas, pois está meio "pobrezinho".
Como por exemplo, as opções que vc tem logo abaixo do título do blog, como: início, blogs para visitar, links, etc...
Como faço para colocar isso no meu blog?
E algumas palavras que você tem no texto, levam ao link da página ref. aquele assunto, como faço isso?
E esse título e a frase "animados", como é que faço?
Me ajude, please...

Aí vai o endereço do meu blog prá vc dar uma olhada e dizer o que acha e o que poderia melhorar, ok?
http://derepente30-dani.blogspot.com

Bjsss