PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

PARABÉNS APUCARANA - A PROVA DE QUE NEM SÓ DE TRAGÉDIAS E CORRUPÇÃO SOBREVIVE UM PAÍS

14 julho, 2008

Como é conhecido, "este blog que vos fala" evita assuntos desagradáveis (para estes já existem inúmeros sites de notícias e fofocas).

Hoje, ouvi uma notícia na rádio CBN que me deixou contente, e tem tudo a ver com este espaço, então fui pesquisar e trago aqui:

O Município de Apucarana no Paraná, adotou um método de ensino onde extinguiu a Secretaria de Educação e criou a Secretaria de Desenvolvimento Humano, ou seja, há uma união de várias áreas como saúde, trabalho, artes etc, que compõem o chamado "Contraturno", e que propicia aos alunos uma jornada integral nas escolas.

Fantástico isso, não?

Embora seja um projeto recente, os resultados já são percebidos. Só para ter idéia, o Ideb (Índice de Desenvolvimento de Educação Básica) de Apucarana foi um dos melhores em todo o Brasil, e o que seria meta a ser alçançada (projetada pelo MEC) somente em 2011 já foi atingida por mais de 60% das escolas, e ainda mais de 20% das escolas, já alcançaram a meta projetada para 2021 (uuaaaauuuu).

Bom para estes sortudos alunos, bom para Apucarana e bom para todo o País.

Torço para que após as eleições o Município continue com este tipo de ensino, e que consiga convencer os outros prefeitos do país que educação não é só para ensinar o BE-A-BÁ.

Ficou curioso para saber quais são as atividades deste "Contraturno"?

Veja:

PEDAGÓGICAS
1. Língua estrangeira ( inglês e espanhol);
2. Tarefa orientada;
3. Reforço Escolar;
4. Projeto Pedagogia Empreendedora
5. Projeto Vamos Ler, Apucarana
6. Oratória

SUPLEMENTARES
7. Origami* Técnica oriental que utiliza o recorte e a dobradura do papel na confecção de objetos tridimensionais
8. Culinária
9. Higiene Pessoal
10. Trabalhos Manuais ( tricô, pintura em tecido, bordado, modelagem com jornal, biscuit, outras) - será que tem scrap??? (rsrs)
11. Informática
12. Trabalhos com materiais recicláveis
13. Teatro
14. Balé
15. Educação Física
16. Horta medicinal
17. Karatê
18. Educação Ambiental
19. Mini-Vôlei
20. Musicalização
21. Natação
22. Xadrez
23. Circo
24. Jogo de damas
25. Projeto Agrícola
26. Formação Humana (será que é algo como o OSPB que tinha na minha época?)
27. PROERD - Programa Educacional de Resistência às drogas e à violência, em parceria com a Polícia Militar do Paraná

Projeto de Desenvolvimento Cognitivo ( em parceria com o Centro Moda de Apucarana) , voltado ao desenvolvimento de língua portuguesa e matemática, constituído das seguintes oficinas:
28. Oficina de materiais têxteis e aviamentos
29. Oficina de Customização em Peças Têxteis
30. Oficina de Fundamentos da Indústria do Vestuário
31. História da Moda
32. Oficina de Desenho
33. Oficina de Iniciação ao Futebol ( parceria com o ROMA ESPORTES APUCARANA) (em desenvolvimento)
34.Projeto – Piloto de Robótica Educacional


Atividade em fase de preparação
• Programa de Preparação para a Empregabilidade Juvenil em parceria com o SEBRAE - Projeto “ Jovens Empreendedores - Primeiros Passos” ( para 2006)
• Projeto - parceria em SESI/SENAI - Industria Itinerante

Com tantas atividades assim, é quase impossível a educação não ter um efeito maravilhoso!


Fonte: Pesquisa Folha

2 comentários:

Scrap Cris disse...

DRIIIIIIIII!!
faz tempo que não paro pra escrever... ultimamente só da tempo de visitar, isso qdo dá... hoje que to passando por aqui... e não acreditei qdo vi isso:

MINHA CIDADE!!!!!!! EEEEE VIVA MINHA CIDADE NATAL!!!!!!!!
Sério, esse projeto é muito legal!
Quando ainda morava lá e ainda estava na faculdade participei como estagiária desse programa contra-turno e realmente é um exemplo. Os alunos da classe mais baixa da cidade recebem educação de qualidade, atividades recreativas, esportivas e alimentação: 3 a 4 refeições diárias - lanche da manha, almoço (bom), lanche da tarde e no fim do dia sempre tem alguma coisa, ou um outro lanche mais reforçado ou caldos e sopas no frio ( e põe frio!). Para o publico que abrange, essa alimentação é a 'nutrição' principal das crianças atendidas.
è lindo ver esse projeto dando certo, porque além de crianças mais inteligentes, elas estão mais saudáveis e preparadas para um futuro... o que acaba gerando a baixa da criminalidade infanto-juvenil e outros problemas...
que coisa boa.. brigado pela noticia :)
bj!!!!

Maria Tereza disse...

Fico muito feliz em saber que em algum lugar desse país a educação está dando certo, já estava desanimada sem ver uma luz no final do túnel. Espero que esse projeto seja compiado em todos os municípios do Brasil. Tenho certeza que um projeto desse na minha cidade, Rio de Janeiro) iria tira nossos jovens do tráfico pois ele traz uma perspectiva de um futuro melhor.
abraços