PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

(QUASE) SEM PAPEL... UM POST COM UM PAP DIFERENTE, E CHEIO DE DICAS...

27 julho, 2008

...É UM POST LONGO, MAS VALE A PENA LER ATÉ O FINAL

Dois dias de "molho" até que renderam bastante.
Enfim, consegui terminar o bendito álbum sem papel que inventei fazer.

Em abril, foi o aniversáriao da minha priminha Vitória, com uma festinha simples feita na casa dos avós. Eu fui pra lá bem cedinho e fiquei fotografando tudo e todos o tempo todo, para depois montar o álbum.

Na hora de começar a criá-lo , descobri que definitivamente estou enjoando de papel rsrsrs. Na Mega com milhares de opções de papéis não tive nenhuma vontade de comprá-los, mas semana passada em uma loja de tecidos me acabei.

O resultado foi esse:


Como o álbum não é meu, e contém fotos de pessoas que não tenho autorização de publicar, só postarei as primeira e última páginas.

Eu procurava um tecido bem encorpado para que pudesse fazer o miolo do álbum, aí me deparei com tela. Isso mesmo, aquela tela quadriculada bem durinha que ficaria perfeito como base. Só que na loja só havia branca, e como queria o álbum bem colorido achei que todo branco poderia ficar meio apagado. A Márcia da loja de tecidos (que já me entende em meus pedidos loucos) deu a idéia: "E porque você não pinta? A Tela é algodão engomado, então qualquer tinta pegará perfeitamente".

Então a primeira coisa que fiz, foi cortar tudo na medida aproximada de 22 x 28 cm, depois com esponjinha e tinta para tecido tingí uma por uma, frente e verso (esfregando a esponjinha mesmo). Isso consome uma tinta... para ecomomizar um pouco, apoiar a tela em um plástico faz muito bem.

Aí caí na real... a tela é de um quadriculado nem tanto regular quanto parece, então... as páginas ficariam meio tortinhas, dando a impressão de que cada uma era de um tamanho. Sem contar que como é bem durinha poderia enroscar em tudo, até mesmo umas nas outras.

Mas este problema (questão 1) foi fácil resolver, e dá-lhe plástico protetor nelas! rs Naquele mesmo esquema de colocar a abertura para o lado da encadernação para a página não escapar.

Em seguida, a questão 2: como prender as fotos?
Solução: Costurar as fotos em um tecido. Usei o mesmo ("COR DE ROSA"!!!) da capa para todas as páginas como tapetinhos. Usava vários pontos em uma página só .Foi trabalhoso em páginas com muitas fotos e de vários tamanhos. (No total foram 22 páginas com 76 fotos.... uuuuuiiiiii).

Para ter idéia:


Questão 3: Como prender os "tapetinhos" nas telas?
Solução: Amarrar (ou costurar como queira) botões transparentes com linha de uma cor bem próxima a da tela, para que não ficasse muito visível no verso (que seria utilizado para outra página). O resultado:

(frente - com botão / verso a linha quase nao aparece)
E como a princípio minha idéia era sair do convencional e utilizar somente materiais acessíveis, recicláveis, e com o mínimo de papel possível, olha os enfeites que surgiram e que servem como dicas.

Dica 1:
Abuse das estampas dos tecidos, e combine com botões, bailarinas, missangas...
Sugiro os tecidos mais encorpados. A minha preferência é por um chamado Gorgurinho, que se cortado com tesoura bem afiada quase não deixa fiapos. Já existe com estampas bem variadas.

(Repare no detalhe da bolsinha da aniversariante com cerejinhas... o tecido combinou demais! No trio de flores sob o pássaro amarelo, estão aplicadas bailarinas de strass)

(com botões de vários tamanhos)

Dica 2:
Metais são sempre bem vindos.
E não precisa somente ser colado. O mais óbvio seria amarrá-los na tela, mas...

(preso pela sianinha de bolinhas passada pela tela - preso como pingente com uma bailarina de strass - preso pelo centro com uma bailarina que imita um botãozinho)

Dica 3:
Fitas e botões sempre!
São fáceis de serem utilizados e podem ser colados também. Algumas idéias:

Dica 4:
Recortes de couro, feltro combinam com tudo.
Todos colados com COLA PANO. Aliás, tudo que envolve estes materiais uso esta cola. Gosto muito da marca Corfix, mas na falta dela usei a da Acrilex e o resultado foi muito bom também.


Dica 5:
Crochê dá um toque super delicado a qualquer trabalho.
Para prender além de cola, bailarinas são ótimas soluções.


Dica 6:
Forminhas para docinhos, porque não?
Hoje em dia existe uma infinidade de forminhas para doces de festas, em formatos e cores variados. Abuse disso.

Ah! E o papel?
Entrou só nos textos mesmo. Se bem que eu queria imprimir em tecido também, mas aí minha paciência já havia terminado.

Agradecimentos:
Meninas do crochê que me presentearam com as lindas flores.
Gi, você reconheceu algo(S) aí? rsrsrs
Bárbara (minha sobrinha)... sem ela eu não teria conseguido furar as capas e principalmente os escorregadios plásticos.

um bom domingo!


17 comentários:

╰☆╮F®ÅNciєℓyღ εїз* disse...

Ai Dri, amei o álbum! Puxa que lindo! Quantas cores (quentes estilo baby)! Estou para preparar uns scraps por aqui tbm (álbum pro meu bb, amigos e talz), espero conseguir logo e vir correndo publicar as fts! hehe
Parabéns pela postagem, muitíssimo útil!
Bjinhus...Fran

Simone Sena disse...

Lindo demais...
Obrigada por compartilhar...
beijus

angela disse...

72 páginas, aff hein, haja mão!!! já fiz uma vez um álbum com uma telinha, mas eu sou tão esperta q tive q costurar no acrílico, ai meus dedos!! bjo e espirro prá vc!

patricia dias disse...

Dri,

Que graça isso! Sempre inventando, né. Vou aproveitar essas suas dicas. Obrigada e melhoras, tá.

bjos,

Marta disse...

Aff Dri que lindo, e obrigada pelas dicas...e tambem por deixar um recadinho pro meu niver no meu blog...sim é hj...tks
bjs

Bruna Betoli disse...

Dri,
vc e suas idéias, hein?!
Ficou lindão, parabéns!
bj

Leticia Seki disse...

Dri, só um coment pra vc amiga, DEMAISSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSSS !!!!!!!
Indiquei seu post no DSMemories ;)

Bjkonassssss !!!!

Claudia Madruga disse...

Dri,
Adorei suas dicas.Vou aproveitar algumas!!!!
Parabéns!!!
bjs
Clau

Nathalia Knust disse...

Que diferente Dri!!!!!! Amei!!!!!!!!

SCRAPPART CRIS disse...

Querida Dri, amei por demais estas
dicas, muito obrigada,
bjim

Gairova disse...

Olá! Estou conhecendo seu blog hoje e amei! Esse álbum de tela ficou bárbaro, parabéns e obrigada pela dica.

Dani disse...

Dri, como sempre, inovando!
Adorei as idéias e parabéns pela criatividade e generosidade em compartilhar!

Beijocas,
Danica

Bia disse...

Parabéns,
Quanta criatividade.
Bjs

angela disse...

ah tá, 22 paginas, eu tô com problema mesmo, rsrs

Adliz Jamile disse...

Ficou super legal...
Tecido é tudo de bom, né?... Arrasou neste artigo, sim porque isso não é post não, hahahaha!!!
beijocas

jakey disse...

Beautiful vivid colours!

Dani Pires Vellozo disse...

Parabéns, Dri!
Lindo álbum!
Bjs.
Dani Vellozo