PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Como se desinfla um airbag?

29 julho, 2007

Vi isso isso na internet, e a princípio achei engraçado, mas depois sabe que até achei útil?


Por: Andrei Winograd

Ora, para que você acha que serve o isqueiro do carro? Se você não sabe como se desinfla um airbag, parabéns. Provavelmente nunca teve um acidente automobilístico grave. Talvez você já tenha passado por essa infeliz situação e nem tenha se dado conta de como conseguiu sair de trás daquela enorme bolsa de gás.
Afinal, o “x” da questão é fazer a bolsa encher em um vigésimo de segundo, o que requer que ela dispare para fora do seu compartimento de armazenagem a uma velocidade de até 322 km/h.
Um airbag compõe-se de três partes: a bolsa, os sensores e o sistema de inflação, que não tem nada a ver com o Banco Central, mas sim com o verbo inflar. A bolsa, feita de nylon, nada mais é do que uma bolsa mesmo, que fica dobradinha, vazia, num compartimento apropriado, geralmente no volante ou no painel.
Os sensores, normalmente localizados na parte da frente do carro (pára-choques, radiadores), são os dispositivos que disparam o gás que infla a bolsa. Uma colisão com força equivalente a bater numa parede a algo entre 16 e 24km/h ativa o sistema de inflação. Um impulso elétrico literalmente explode um composto químico que produz o gás que enche a bolsa.
O espírito da coisa é que a bolsa vença a inércia dos corpos do motorista e do carona causando-lhes o menor dano possível. Para tanto, o airbag começa a se esvaziar quase instantaneamente (0,3 segundo após o disparo), de modo a que os corpos o atinjam quando ele estiver se afastando (esvaziando) e não vindo em sua direção (enchendo).
Ah sim, como o airbag desinfla?
Tem uns furinhos laterais.

0 comentários: