PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Curiosidades de Natal 1 - Árvore e Enfeites de Natal

27 novembro, 2007

Achei umas coisinhas interessantes sobre uns símbolos de Natal e vou colocar aqui (um pouco por dia) para quem não sabe. Agora... se sabe de outras versões me avise, por favor.
Começando pela árvore.
Acho bonita, mas não me animo com ela. Nos últimos anos quem cuidava de árvore em casa era meu irmão, mas como agora ele mora na casa dele, já viu, né? Sem árvore... rsrsrs

A Árvore de Natal

A origem da árvore de Natal é mais antiga que o próprio nascimento de Jesus Cristo, ficando entre o segundo e o terceiro milênio A.C.. Naquela época, uma grande variedade de povos indo-europeus que estavam se expandindo pela Europa e Ásia consideravam as árvores uma expressão da energia de fertilidade da Mãe Natureza, por isso lhes rendiam culto.

O carvalho foi, em muitos casos, considerado a rainha das árvores. No inverno, quando suas folhas caíam, os povos antigos costumavam colocar diferentes enfeites nele para atrair o espírito da natureza, que se pensava que havia fugido.

A árvore de Natal moderna surgiu na Alemanha e suas primeiras referências datam do século 16. Foi a partir do século 19 que a tradição chegou à Inglaterra, França, Estados Unidos, Porto Rico e depois, já no século 20, virou tradição na Espanha e na maioria da América Latina.


FONTE


Os enfeites da árvore de Natal

As bolas e estrelas que enfeitam a árvore de Natal representam as primitivas pedras, maçãs ou outros elementos que no passado enfeitavam o carvalho precursor da atual árvore de Natal. Cada um desses enfeites tem em si um significado.

Antes de que fossem substituídas por lâmpadas elétricas coloridas, as velas eram enfeites comuns nas árvores e simbolizam a purificação, com a chama sendo acesa como a representação de Cristo, a luz do mundo. As ferraduras são um clássico amuleto que atrai a boa sorte.

As habituais pinhas se utilizam como um símbolo da imortalidade e os sininhos como mostra do júbilo natalino. As maçãs e as bolas de cores, sua mais tradicional variante, desenvolvidas pelos sopradores de vidro da Boêmia do século 18, são signos que atraem de abundância.

Finalmente, as estrelas anunciam os desígnios de Deus. Segundo conta a Bíblia, cada estrela tem um anjo que vela por ela, crença que suporta a antiga idéia de que cada uma das que povoa o firmamento é em si mesma um anjo. A que se põe no alto da árvore de Natal refere-se à de Belém.

1 comentários:

Gisela Perim disse...

Que decepção Coruja!
como assima arvore de Natal não te anima?
Como uma amiga tão caprichosa não monta uma arvore!!!Fala sério d.Dri!!!Aminha eu sou apaixonada por ela,tenho um ciume danado dela!!!
Só consegui montá-la hj,e amanha passa lá no meu blog que vou mostra-la em publico!!!rsrsrrsrs
scrapbeijo Gisa