PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

"HOJE É O DIA DE SANTO REIS...

06 janeiro, 2008

... Anda meio esquecido

Mas é o dia da festa
De Santo Reis
Hoje é o dia de Santo Reis
Anda meio esquisito
Mas é o dia da festa
De Santo Reis...

Eles chegam tocando
Sanfona e violão
Os pandeiros de fita
Carregam sempre na mão
Eles vão levando
Levando o que pode
Se deixar com eles
Eles levam até os bodes..."

Alguém aí lembra desta música do Tim Maia???




Lembro que no dia 06/01 minha mãe colocava o "compacto" desta música na "vitrola" e ficava cantarolando pela casa...
afff me senti... "bem vivida" agora! (pra não dizer velhinha mesmo... rsrsrs)

Nunca morei em lugar que a festa da "Folia de Reis" fosse destas bem típicas, mas cresci ouvindo muitas histórias.

Para quem não sabe:

A Folia de Reis ou Reisado é uma festa religiosa de origem portuguesa que chegou ao Brasil no século XVIII. Em Portugal, em meados do século XVII, tinha a principal finalidade de divertir o povo, enquanto aqui no Brasil passou a ter um caráter mais religioso do que de diversão.

Herdada dos colonizadores portugueses e desenvolvida no Brasil com características próprias, a Folia de Reis é uma manifestação de rara beleza e os preciosos versos são preservados de geração em geração por tradição oral.

No período de 24 de dezembro (véspera de Natal) a 6 de janeiro, Dia de Reis, um grupo de cantadores e instrumentistas percorrem toda a cidade entoando versos relativos à visita dos Reis Magos - Baltazar, Belchior e Gaspar - ao Menino Jesus.

Atualmente são dramatizadas as passagens bíblicas do nascimento de Cristo, da visitação dos Reis Magos e da fuga da sagrada família para o Egito. Os foliões caracterizam-se como personagens das histórias (por exemplo, os palhaços barbados, que representam os soldados do governador romano Herodes). Percorrem a cidade recolhendo dinheiro e comida de moradores. Acompanham os tambores, cavaquinhos e pandeiros.

A Folia de Reis é comemorada em pequenas cidades do interior do Nordeste, Minas Gerais e São Paulo, e sobrevive nas periferias de grandes capitais.


FONTE


Obs: A Foto faz parte do fototour de Sérgio Araújo, referente a peça exposta na Casa do Pontal do RJ (aliás... uma excelente sugestão de passeio)


Ah! E é o dia de desmontar a árvore de Natal e o Presépio, né???

Bom domingo!!!

(Hoooooooooje é o dia de Santo Reis.... acho que vou procurar o CD desta música pra ouvir... é aqui tem a música em CD também, tá??? rsrsrsrs)

1 comentários:

Angela disse...

cd né, hahahahaha.....já desmontei a árvore, q dó...tava tão fofa, rsrs..bj