PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

CHUVA DE METEOROS PODERÁ SER VISTA HOJE

05 maio, 2008

" Ainda dá tempo: chuva de meteoros pode ser vista na madrugada!

...Observar e contar os fragmentos que ardem ao penetrar em nossa atmosfera será uma tarefa muita agradável para quem quiser acordar cedo nesta terça-feira. E não é para menos. Aproximadamente 04h30 da manhã, no mesmo quadrante em que o Sol nasce, estará ocorrendo uma das mais interessantes chuvas anuais de meteoros. Trata-se da Eta Aquarídea, a chuva de estrelas cadentes formada pelo rastro do cometa Halley.

O cometa Halley descreve uma volta ao redor do Sol a cada 76 anos e a última vez que se aproximou da Terra foi há 22 anos, em 1986. Atualmente, o cometa Halley está muito longe, bem pra lá da órbita de Urano, mas a trilha de poeira gelada deixada por ele ainda pode ser vista.
Isso acontece duas vezes por ano e ocorre quando nosso planeta cruza essas partículas...

...Ao penetrar na alta atmosfera, os fragmentos se incandescem e produzem as chamadas chuvas de meteoros. Quando ocorrem no mês de maio, a chuva é chamada de Eta Aquarídea e quando acontece em outubro se chama Orionídea. Em ambos os casos as chuvas de meteoros são causadas pelas partículas deixadas pelo cometa Halley.
Eta Aquarídea, ou Eta de Aquárius, é o nome de uma estrela de magnitude 4 da constelação de Aquárius. A estrela nada tema ver com a chuva de meteoros, exceto pelo fato de que o fenômeno parece surgir próximo à estrela. Eta de Aquarius se localiza a 156 anos-luz da Terra e seu brilho é 44 vezes mais intenso que o Sol. Os fragmentos deixados pelo Halley se incandescem bem mais perto de nós, a cerca de 100 km de altitude... "


Para entender melhor veja AQUI

ai ai ai... como queria morar no campo agora!!!


2 comentários:

Anônimo disse...

muito legal seu blog, visite meu site www.mulhercriativa.com.br, abraços

Luma Rosa disse...

Aqui no Brasil nem no campo será visto! Paira uma nuvem enorme em cima do nosso espaço. Chove no Brasil todo! Beijus