PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

CURIOSIDADES DE CORPUS CHRISTI - ORIGEM

22 maio, 2008

Hoje feriadão, muita gente em casa curtindo o início do feriado prolongado (para muitas cidades, o último do ano)... mas você sabe qual a origem desta data?


" ... De acordo com o padre Gustavo Haas, assessor de liturgia da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), a celebração, que surgiu entre os séculos 12 e 13, nasceu em um contexto de crise na fé cristã...
... A data começou a ser celebrada na Bélgica, e ao longo dos anos se estendeu pela Europa e pelo mundo. O Corpus Christi é celebrado sempre depois do dia da Santíssima Trindade, que neste ano aconteceu no domingo (18). “Para nós, esse dia está muito ligado à fé da Quinta-Feira Santa, em que acontece a celebração da eucaristia na última ceia de Jesus com seus discípulos”, diz.
Comemoração
Para reafirmar a fé do povo, paróquias católicas em todo o país costumam realizar uma missa e, sem seguida, uma procissão em homenagem ao corpo e ao sangue de Cristo presentes na eucaristia.
Uma tradição que, segundo Haas, teve origem na Europa, os tradicionais tapetes com motivos eucarísticos, por onde passa a procissão, também são comuns em muitas regiões do Brasil. “Quando a gente quer bem uma pessoa e a valoriza usamos o simbolismo de um tapete. Esse tapete feito nas ruas com imagens de uva, vinho e pão, além de referências à realidade do mundo atual, simboliza alegria, gratidão e reconhecimento. O padre caminha com a hóstia sobre o tapete, seguido dos fiéis em procissão”, diz..." ( Fonte )


Para quem ainda vai, boa procissão!

1 comentários:

Julia Cotrim disse...

Dri, deixei um selinho pra você lá no meu blog! Beijos!