PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

COMEÇA HOJE O I FESTIVAL PAULÍNIA DE CINEMA

05 julho, 2008

Começa hoje, no interior de São Paulo, e tenho ouvido e lido tantos elogios que vim aqui dividir.

Conheci Paulínia no final de 2006, e achei a cidade muito bem estruturada, com um governo atuante, e uma população muito bem cuidada com educação e saúde em primeiro lugar.

Tem a segunda maior renda per-capta do estado de São Paulo, porém também é uma das cidades mais poluídas. As grandes empresas já estão tomando algumas providências e esta situação está melhorando.

Como sua economia é voltada a área industrial, e preocupado com o futuro da região, seu governo elaborou um projeto com a criação de um Pólo Cinematográfico. A meta é ter a cultura como segunda fonte de renda da cidade e ir além da idéia de pólo petroquímico.

E pelo visto o projeto parece que está dando certo e até já chama a atenção pela qualidade.

"Em menos de cinco anos, a Prefeitura Municipal de Paulinia, através da Secretaria de Cultura criou leis, construiu estrutura, investiu em aperfeiçoamento humano e técnico e principalmente viabilizou a formação de uma indústria cinematográfica na cidade. São quatro estúdios, escritórios temporários, motor home, trailer, uma das mais modernas e bem estruturadas film comissions do pais, que desde o início de 2008 se tornou membro da AFCI – Associação Internacional das Film Comissions , e ainda uma escola de formação técnica, a ESCOLA MAGIA DO CINEMA, com salas equipadas com que há de melhor em novas tecnologias para o audiovisual e por onde já passaram mais de mil alunos que se dividiram em diversos cursos técnicos ministrados por professores da Fundação Getúlio Vargas e do Senac, e que agora está fechado um acordo também com a UNICAMP. "

Graças a este empenho todo, filmes foram rodados como o ENSAIO SOBRE CEGUEIRA, de Fernando Meirelles , e O MENINO DA PORTEIRA, de Jeremias Moreira.

Ontem a noite foi inaugurado o Theatro Municipal de Paulínia, uma grandiosa obra com capacidade de 1,300 pessoas, em uma área de 12 mil metros,e contou com nada mais, nada menos que Fernanda Montenegro, como a apresentadora da Cerimônia de Abertura do I Festival de Cinema, que segue até o dia 12 deste mês (para ver a agenda completa AQUI).

Enfim, Paulínia tem tudo para realmente marcar a história cinematográfica do Brasil. Só espero que tanto empenho do governo atual não seja apenas para promoção própria, e que o próximo prefeito prossiga com os investimentos e apoio. O povo do Brail inteiro agradecerá!

E só a título de curiosidade, lembra daquela foto que tirei de um leão bem de pertinho? Não foi zoom não, viu?

Então... foi lá no Zoológico de Paulínia.

Se aparecer por lá faça uma visita (espero que ainda esteja legal e bem conservado, pois na época era o início de uma reforma). Fica junto ao Parque Ecológico:


Lugares interessantes para visita também são:

A Biblioteca Virtual,

e o Cemitério.

Isso mesmo, os vitrais do cemitério são lindos!!! Nem precisa entrar para vê-los.

Bom final de semana!

1 comentários:

Sica Sena disse...

Mwnina
Nao creio...Paulinia é tao perto da casa da minha mae..e eu nem imaginava que pudesse ter tanta coisa legal por lá...