PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

O BOZO MORREU!

04 julho, 2008

Quem não lembra dele? EU sim!

Vi a notícia sobre a morte de Larry Harmon (nesta quinta feira aos 83 anos), que espalhou o Bozo pelo mundo, e achei alguns dados impressionantes:

"Ainda que o personagem tenha sido criado por Pinto Colvig para uma série de discos infantis lançada pela Capitol Records em 1946, foi Harmon quem primeiro vestiu o nariz de palhaço, a peruca alaranjada e a fantasia vermelha, azul e branca na época para divulgar a coleção de álbuns.

Aproveitando a oportunidade, ele se ofereceu para comprar os direitos da franquia e, como empresário, passou a difundir o palhaço Bozo para diversos canais de televisão dos Estados Unidos e do mundo.

Os negócios - que incluem animação, licenciamento e aparições do personagem - renderam milhões a Harmon. Em vida, ele treinou mais de 200 bozos para representarem a ele em mercados locais.

A última vez que Harmon se vestiu de Bozo foi em 1996, para a tradicional Rose Parade, em Pasadena, nos Estados Unidos.

Nos Estados Unidos, o mais famoso foi provavelmente o Bozo de Chicago, que permaneceu por 40 anos no ar na WGN-TV. Interpretado por muitos anos por Bob Bell, o personagem era tão popular que a lista de espera para conseguir participar da gravação do programa de TV chegou a durar uma década, o que obrigou a emissora a cancelar os novos pedidos por dez anos.

Em 1990, quando voltou a aceitar reservas, as novas vagas, para cerca de cinco anos, foram preenchidas em cinco horas. De acordo com a companhia telefônica, 27 milhões de ligações foram realizadas. O programa de Chicago, último a sair do ar na televisão dos EUA, terminou em 2001.

Os Bozos no Brasil
Na TV brasileira, o Bozo chegou em 1980, quando a emissora TVS-Record, de Silvio Santos, comprou a marca e estreou seu programa. O humorista Wandeko Pipoca foi escolhido pelo próprio Larry Harmon para interpretar a versão brasileira do palhaço.

Com o sucesso do personagem, em 1983 outros cinco atores, Manoel Duarte, Luís Ricardo, Caio Machado, Edílson Oliveira da Silva e Arlindo Barreto, foram contratados pela emissora - que virou o atual SBT - para o papel do Bozo. O programa do Bozo terminou em 1991 com a morte de Décio Roberto, último ator a encarnar o palhaço no Brasil."

Lembrei ainda da Vovó Mafalda e do Papai Papudo... se não me engano a vovó Mafalda morreu também, e o Papai Papudo, será que ainda é vivo? vou pesquisar... rsrs











3 comentários:

Sheila disse...

Que horas são???? 5:60 cinco e sessseeeenta! Eu ligava pro bozo!!! bjs

LuHarada disse...

driii santos... afff to aqui ... adivinha pra testar minha internet agora banda larga kkkkkkkkk chegouuu enfim.. depois de muitos anos ela chega a terra do nunca nhak nhak...
aí é uma maravilha posso até ver video no youtube haha...
saudadesssssss
ahhhhh já tenho número e tudo viu... e jingle tb... kkkkkkkkk está uma coisa hahaha
bjokas saudadesssssssss

Cris Lopes disse...

Olha Dri, eu não gosto muito da cara do Bozo, não! Ele me lembra muito aquele palhaço do filme do Stephen King, It, vc sabe? Tenho medo daquele filme até hj! Nos anos 80, numa das excursões para o Playcenter com meus alunos, cruzei com o Luis Ricardo, vestido de Bozo, quando fazia parte do programa do Bozo. Antes das gravações, um menino foi mexer com ele, ele soltou um mal humorado: sai daqui, palhaço! Depois disso, nunca mais consegui gostar dos dois: do palhaço e do ator!
Bjs