PROCURANDO ALGO QUE JÁ FOI POSTADO AQUI?

Pesquisa personalizada

Curiosidades de Natal 2 - Presépio

28 novembro, 2007

Eu sou louca por presépios. Minha vó monta todo ano um, e já disse que será minha parte na herança quando ela se for... rsrsrs Minhas tias todas as vezes que me encontram, lembram que eu já tenho um presépio, pois ninguém quer as caixas ocupando espaço em casa depois.

Espero que demore muito ainda para ele ser meu!!!

A origem do presépio

As esculturas e quadros que enfeitavam os templos para ensinar os fiéis, além das representações teatrais semilitúrgicas que aconteciam durante a missa de Natal serviram de inspiração para que se criasse o presépio, que hoje é uma tradição na Itália, na Espanha, na França, no Tirol austríaco, na Alemanha, na República Checa, na América Latina e nos Estados Unidos.

A tradição católica diz que o presépio surgiu no século 13, quando São Francisco de Assis quis celebrar um Natal o mais realista possível e, com a permissão do papa, montou um presépio de palha, com uma imagem do Menino Jesus, um boi e um jumento vivos perto dela. Nesse cenário foi celebradada em 1223 a missa de Natal. O sucesso dessa representação do presépio foi tanta que rapidamente se estendeu por toda a Itália. Logo se introduziu nas casas nobres européias e de lá foi descendo até as classes mais pobres.

Na Espanha, a tradição chegou pela mão do monarca Carlos III, que a importou de Nápoles no século 18. Sua popularidade nos lares espanhóis e latino-americanos se estendeu ao longo do século 19 e na França não o fez até inícios do século 20.

FONTE

3 comentários:

Bete disse...

Oi Dri...não tenho seu e-mail, se quiser me add no MSN: bsozza@hotmail.com.
Estou bem, só sinto uma saudade que dói no peito....mas para ele foi melhor....depois, se quiser, te conto mais detalhes.
bjks.
Bete

anokas disse...

oi dri, =)) ando desaparecida, hehehe, mas voltei, passei aqui para te deixar um beijinho e dar um olá. =)) hehehe.

Edyenis Gonçalves disse...

Nem sabia da história do presépio... bjinhus